Bloco de afoxé Filhos de Gandhy faz disco com músicas de Gil, Brown e Vercillo
11/02/2018 - 7h37 em Novidades

 

Por Mauro Ferreira, G1

Uma das atrações mais tradicionais do Carnaval de Salvador (BA), o bloco de afoxé Filhos de Gandhy – coletivo masculino fundado em 18 de fevereiro de 1949 com inspiração na ideologia pacifista do ativista indiano Mahtama Gandhi (1869 – 1948) – vai renovar o repertório com álbum previsto para ser lançado neste ano de 2018. Trata-se de disco gravado no estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA), com 12 músicas inéditas, a maioria na cadência do ijexá.

O álbum faz parte das ações de Carlinhos Brown, atual diretor artístico do Filhos de Gandhy, para revitalizar e atualizar o cancioneiro do bloco que festejará 70 anos no Carnaval de 2019. O repertório do disco mistura músicas de compositores tradicionais do Gandhy, como Antônio Caixão e Pedro Coiacoia, com temas de compositores como Gilberto Gil (artista fundamental para manter o bloco em atividade em momento de desânimo na década de 1970), Gerônimo, o próprio Carlinhos Brown (autor de Ói pra cá, música já lançada ontem em single) e Jorge Vercillo.

Nome inusitado no universo afro-baiano dos Filhos de Gandhy, Vercillo desfila com o bloco neste Carnaval de 2018 ao lado de Gil, Gerônimo e Brown.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!