TIM não consegue fixar novo prazo de acordo de rede enquanto Vivendi se afasta
14/10/2022 11:40 em TECNOLOGIA

O logotipo da Tim é visto em sua sede em Roma, Itália, em 22 de novembro de 2021. REUTERS/Yara Nardi/File Photo

MILÃO, 14 de outubro (Reuters) - A Telecom Italia (TIM) (TLIT.MI) não pôde tomar uma decisão sobre um importante acordo de rede nesta sexta-feira, já que representantes do principal investidor Vivendi (VIV.PA) não participaram de uma reunião especial do conselho em um confronto com o presidente do antigo monopólio do telefone.A estatal italiana Cassa Depositi e Prestiti (CDP), o fundo de infraestrutura Macquarie (MQG.AX) e a Open Fiber pediram mais tempo para negociar um acordo para comprar os ativos de rede da TIM, buscando adiar um prazo inicial para um acordo vinculativo pelo fim deste mês.

A TIM realizou uma reunião especial do conselho na sexta-feira para discutir o pedido, mas não conseguiu decidir na ausência dos representantes da Vivendi, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

 

Uma pessoa próxima à Vivendi disse que os representantes da empresa de mídia francesa no conselho da TIM informaram o presidente da TIM, Salvatore Rossi, com antecedência, sobre compromissos anteriores que impossibilitaram sua participação na reunião de sexta-feira.

A pessoa acrescentou que Arnaud de Puyfontaine e Frank Cadoret ficaram "surpresos" pelo fato de o conselho ainda estar reunido.

 

Outras fontes disseram anteriormente à Reuters que a Vivendi estava pressionando a TIM para substituir Rossi, ex-alto funcionário do Banco da Itália, pelo veterano gerente Massimo Sarmi, chefe do grupo de lobby de telecomunicações da Itália.

PLANO DE PARADA

 

A venda da rede é uma peça-chave da estratégia definida pelo presidente-executivo da TIM, Pietro Labriola, para reverter o grupo endividado cujas ações atingiram uma baixa recorde na quinta-feira.

A TIM deve agora convocar outra reunião do conselho para discutir o adiamento do negócio.

A potencial oferta de vários bilhões de euros faz parte de um plano de longa data para combinar os ativos de rede fixa da TIM com os da rival Open Fiber para criar uma única operadora de rede nacional sob o controle da CDP.

A CDP, de propriedade do Tesouro, que detém 10% de participação na TIM, controla a Open Fiber.

O cronograma inicial para uma oferta não vinculativa foi sujeito a vários atrasos e foi ainda mais complicado por uma eleição nacional antecipada no mês passado.

As divergências nas avaliações também foram um obstáculo, com a Vivendi buscando 31 bilhões de euros para apoiar um acordo, pelo menos 10 bilhões acima da avaliação da CDP, disseram fontes.

Patrocinado pelo governo cessante de Mario Draghi, os planos do CDP de criar uma única rede de banda larga campeã agora terão que ser revistos por um novo governo de direita que deve ser instalado ainda este mês.

O grupo francês está pronto para "construir um diálogo positivo e colaborar" com o novo executivo que deve assumir o cargo em Roma este mês, disse a pessoa próxima à Vivendi.

 

Reportagem de Elvira Pollina, edição de Gianluca Semeraro e Keith Weir
Fonte: Reuters

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!