Índios arregimentam famílias de outras aldeias para acampar em área invadida
24/02/2016 10:32 em ESTADO

Índios de aldeias de outros municípios estão sendo arregimentados para acamparem no terreno particular ocupado sábado (20) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Pelo menos 40 pessoas já se instalaram na área, que fica entre o residencial Monte Carlo e o anel viário, nos limites da cidade com a reserva indígena, e mais famílias são esperadas para “fortalecer a luta”, segundo líderes do grupo. O caiuá Katuri, que se apresenta como líder do grupo, disse que a área, atualmente loteada para construção de casas, pertencia a seus antepassados. Assim como outros que estão no acampamento, ele veio de uma aldeia de Caarapó, município a 50 km de Dourados.

“Não queremos arrumar confusão com ninguém, queremos apenas o que é nosso de direito, a propriedade da terra. Essa região, onde hoje tem os moradores [não índios], pertencia a nossos antepassados, 40, 50 anos atrás”, afirmou ele.

Katuri anunciou que outras famílias devem chegar nos próximos dias, de aldeias de outros municípios e também de Dourados. Líderes das aldeias Jaguapiru e Bororó, no entanto, afirmam que os índios que ocupam a área são desaldeados.

A Polícia Militar faz rondas no local, segundo o comando em Dourados, para garantir a ordem e evitar confronto entre índios e moradores. No sábado, dono da área chegou a ir ao local conversar com os índios e teria ocorrido um princípio de confronto. Ele entrou com pedido de reintegração de posse.

 

Fonte: CGN

COMENTÁRIOS