Rio sobe 6 metros, invade casas, rodovia e ameaça abastecimento
28/02/2016 18:25 em ESTADO

O rio Dourados, que transbordou hoje invadindo a BR-163 entre Dourados e Caarapó, está seis metros acima do nível normal. Se subir mais 0,60 centímetros o abastecimento de água em Dourados será afetado, segundo a Sanesul. Para evitar acidentes, a CCR MSVia interrompeu o tráfego na BR-163 por um tempo e agora os veículos passam, entre os km 238 e 239, lentamente. Funcionários fazem operação Pare e Siga no local, para organizar o trânsito.

Segundo o site Alô Caarapó, devido à aquaplanagem, um motorista chegou a perder o controle do veículo, deslizou na pista e acabou caindo na área alagada onde antes era pasto.

Devido ao acúmulo de chuva no fim do ano passado o rio também subiu mais de seis metros, invadiu a rodovia e a adutora da Sanesul, impedindo o fornecimento de água. Na época, foram realizadas ações de contenção o que está impedindo que novos problemas ocorram.

O gerente regional da Sanesul, Paulo César Marques Torraca, explica que devido as obras feitas no fim do ano passado, a alta do rio ainda não está interferindo no abastecimento. "O rio ainda pode subir 0,60 centímetro, sem maiores problemas", explica ele, ao ressaltar que a empresa tem acompanhado o nível do rio diariamente.

Em outro ponto, na MS-156 entre Dourados e Itaporã, o nível do rio alagou casas e as pessoas tiveram sair às pressas, retirando oq ue conseguiam. Uma pessoa foi vista resgatando um cachorro, em quanto caminhava com água na altura do tornozelo.

COMENTÁRIOS