YouTube mostra Festival “Divinas Brasileiras”
06/05/2021 05:38 em NOVIDADES

Redação Portal Sucesso*

A primeira edição do festival “Divinas Brasileiras”, que acontece neste mês com transmissão pelo YouTube, celebra três grandes mulheres à frente do seu tempo e que contribuíram imensamente para a difusão dos ritmos brasileiros: Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso

Com programação prevista para os próximos dias 16, 23 e 30, sempre às 17 horas, o festival foi organizado em formato de documentário e reúne cantoras, instrumentistas, pesquisadores e historiadores em um mergulho pelo panorama da vida, obra e época em que viveram as homenageadas, interpretações e releituras de seus clássicos, além de depoimentos afetivos.

elizeth cardoso

Idealizado pelo Instituto MPumalanga, organização social que realiza projetos de educação pela arte em todo o Brasil, o festival tem curadoria das cantoras e compositoras Luciana Oliveira e Renata Jambeiro, entrevistas e roteiros dos documentários assinados pela jornalista e radialista Patrícia Palumbo, produção geral de Graziela Cabral, coordenação de Marta Nogueira, produção executiva de Vivian Schaeffer e direção geral da jornalista Adriana Saldanha. As transmissões serão realizadas no canal do instituto no YouTube.

“Divinas Brasileiras” trará interpretações nas vozes de Fabiana Cozza, Nilze Carvalho, Leila Pinheiro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan (foto), Luciana Oliveira, Renata Jambeiro e Choronas. A direção musical é do baixista e arranjador Marcos Paiva, com banda base formada por Bruno Tessele (bateria e percussão), Daniel Grajew (piano e sanfona), Douglas Alonso (bateria e percussão), Phellyppe Sabo (sopro) e o próprio Marcos no baixo elétrico e acústico.

leila pinheiro45

A iniciativa, que contará ainda com depoimentos de profissionais da área cultural, objetiva destacar a importância feminina na cena artística brasileira, bem como suas lutas, enfrentamentos e rupturas. “Realizar um festival online para homenagear divas da nossa música e situar essas intérpretes dentro da história da canção brasileira, com distintas releituras musicais, é uma imensa alegria pelo desafio de unir diferentes profissionais das artes. Mais ainda, entendemos como missão contribuir para que as novas gerações conheçam Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso, os preconceitos que enfrentaram e as lições que deixaram como grandes intérpretes, compositoras, instrumentistas e mulheres protagonistas brasileiras”, afirma Adriana Saldanha, diretora do Instituto MPumalanga e gestora da Casa Brasileira, .

 

SERVIÇO:

Dia 16 de maio

Homenageada: Chiquinha Gonzaga

Participações: Nilze Carvalho, Choronas, Hércules Gomes, Maíra Freitas, Luísa Mitre, Cacá Machado e Carô Murgel

 

Dia 23 de maio

Homenageada: Dolores Duran

Participações: Fabiana Cozza, Renata Jambeiro, Leila Pinheiro, Izzy Gordon, Denise Duran, Nina Becker e Rodrigo Faour

 

Dia 30 de maio:

Homenageada: Elizeth Cardoso

Participações: Ná Ozzetti, Luciana Oliveira, Zélia Duncan, Izabella Bicalho, Zé Manoel e Lucas Nobile

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!