Inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco
26/10/2021 09:13 em FRONTEIRA

No quarto dia da Jornada das Águas, nesta quinta-feira (21), foi inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O evento ocorreu na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba. A integração do São Francisco vai levar água de qualidade para milhões de brasileiros que sofrem com a seca.

O trecho inaugurado tem oito quilômetros de extensão entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi R$ 49,7 milhões.
Agora, 13 anos após o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos, o Leste e o Norte, estão concluídas.

“Esta obra que está aqui começou lá atrás, com Dom Pedro, passou por vários governos, mas estava parada há muito tempo. Nós resolvemos. Juntei os ministros e falei, a nossa prioridade é concluir obras, até porque é mais barato, e essa obra concluída ela acaba gerando benefício e riqueza. Obra parada gera apenas prejuízo. Estamos aqui hoje inaugurando mais um trecho da transposição do São Francisco”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

Segurança hídrica para o Nordeste

A Jornada das Águas, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, teve início na segunda-feira (18), em São Roque de Minas (MG), onde fica a nascente histórica do Rio São Francisco, e vai percorrer os nove estados do Nordeste até o próximo dia 28.

Ao longo da Jornada ocorrerão anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento e irrigação, além de apoio ao setor produtivo e aos municípios.

Eixo Norte

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estavam concluídas, restando apenas os oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos, inaugurados hoje.

A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Integração do Rio São Francisco

O projeto tem como objetivo levar água de qualidade para 12 milhões de brasileiros de 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: o Norte, com 260 quilômetros de extensão, e o Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

 

Fonte> Portaldeponta

COMENTÁRIOS