Iniciado ano letivo na Rede Municipal de Ponta Porã
24/02/2016 10:07 em FRONTEIRA

As aulas na Rede Municipal de Ensino (REME), já foram iniciadas em Ponta Porã. Todas as unidades estão funcionando normalmente, ao contrário de algumas informações veiculadas através de alguns veículos de comunicação da região e também de algumas pessoas pelas redes sociais.

Na última segunda-feira, antes do início das aulas, o prefeito Ludimar Novais (PDT), recebeu no seu gabinete um grupo de servidores liderados pelo presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã (SIMTED), Edivaldo Vieira, encontro que serviu para discutir aspectos sobre a reposição salarial da categoria.

Após a reunião com Ludimar, os professores realizaram uma assembléia na sede do Simted, quando o assunto reajuste salarial foi debatido. A maioria decidiu pelo início do ano letivo, sendo que uma nova reunião foi agendada com o prefeito para o dia 14 de março.

Na reunião de segunda-feira passada no Paço Municipal, Ludimar Novais garantiu que gostaria de efetuar o reajuste já neste início de ano, mas que não poderia ser irresponsável ao gerar uma folha de pagamento que não pudesse honrar, sobretudo agora com a redução dos recursos oriundos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Com isso, novas fontes de recursos serão necessárias para que seja possível autorizar a adequação dos salários.

Os professores presentes ao encontro entenderam os argumentos do prefeito, acreditando que manter o pagamento dos salários em dia é bom para todos, considerando que o quadro econômico atual é de franca recessão, de aumento de despesas e queda de receitas. Período de manter a calma, o planejamento e de se cercar de garantias para o cumprimento das obrigações constitucionais. A secretária Denize de Oliveira emitiu Nota de Esclarecimento a respeito do assunto.

 

Fonte: 

COMENTÁRIOS